BLOG:ENTENDENDO OS DISPOSITIVOS CARDÍACOS IMPLANTÁVEIS

Viver com um problema cardíaco pode ser um desafio para as pessoas; Por isso, para proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida, várias tecnologias foram desenvolvidas para ajudar a iniciar o coração e evitar complicações. Conheça-os!

Um dispositivo cardíaco implantável é um dispositivo muito pequeno, do tamanho de um biscoito – existem até marcapassos ainda menores. Monitore e corrija seu coração com impulsos elétricos por meio de fios. É colocado sob a pele, geralmente ao nível da clavícula.

Marcapassos, Desfibrilador automático, dispositivos implantáveis? Termos com os quais as pessoas que têm problemas cardíacos ou de circulação sanguínea acabam se familiarizando, ainda que chegar a fazê-lo seja difícil e gere medo, situação que é apenas compreensível cada vez que ocorre.

Vejamos quais são os dispositivos mais conhecidos e implantados no mundo, que têm permitido que milhões de pessoas de todas as raças, idades e gêneros com doenças cardiovasculares tenham uma melhor qualidade de vida.

Como em todas as situações que comprometem o coração, somente um médico especialista poderá determinar o tipo de dispositivo que poderá ser necessário, de acordo com a afecção cardíaca sofrida.

O que é um marcapasso?

Um marcapassos cardíaco é um dispositivo pequeno, acionado com pilhas, que envia um sinal ao coração e esse sinal faz com que coração bata no ritmo correto.

Estes dispositivos permitem corrigir ritmos cardíacos anormais, já que o coração pode bater muito lentamente, rápido demais ou de forma irregular para qualquer dos casos e, a fim de coordenar melhor as batidas do coração em pessoas com insuficiência cardíaca, são utilizados os denominados marcapassos biventriculares.

Geralmente são implantados quando o coração fica fraco, se torna grade demais e não bombeia sangue da forma adequada. Atualmente, a maioria dos marcapassos biventriculares também pode funcionar como cardioversores desfibriladores implantáveis (CDI).

O que é um Cardioversor Desfibrilador Implantável (CDI)?

É um dispositivo que pode ajudar a corrigir as batidas cardíacas rápidas que provêm das câmaras inferiores do coração. Estes ritmos rápidos podem ser potencialmente fatais, então, um desfibrilador cardioversor implantável controla o coração e administra uma descarga ou terapia especial de estimulação para restabelecer o ritmo normal do coração.

O propósito de uma descarga deste dispositivo é o reajuste do ritmo cardíaco e o restabelecimento do ritmo normal do coração. Alguns desfibriladores cardioversores implantáveis também podem tratar os ritmos rápidos com um tipo especial de terapia de estimulação. Alguns CDI têm marcapassos incorporados.

O que é um dispositivo de ressincronização cardíaca?

Quando o coração não bate de forma eficiente e são cumpridos os critérios de elegibilidade, é possível que você seja candidato a um dispositivo cardíaco de terapia de ressincronização cardíaca (TRC). Estes dispositivos de TRC enviam pequenos impulsos elétricos indetectáveis a ambas as cavidades inferiores do coração, para ajudar a bater juntas, com um padrão mais sincronizado. Isto melhora a capacidade do coração de bombear sangue e oxigênio ao corpo.

O dispositivo cardíaco é, na realidade, um pequeno computador, mais uma bateria, contidos em uma pequena caixa de titânio de metal com o tamanho aproximado de um relógio de bolso. Pesa cerca de 85 gramas.

O dispositivo de Terapia de Ressincronização Cardíaca é projetado para tratar a insuficiência cardíaca. Além do dispositivo cardíaco, são implantados cabos isolados chamados eletrodos, com dois objetivos: transportar sinais de informação do coração ao dispositivo cardíaco e conduzir os impulsos elétricos ao coração.

A terceira parte do sistema do dispositivo implantável é um programador: um computador externo localizado no consultório do seu médico ou na clínica, que é utilizado para programar o dispositivo cardíaco e extrair informação do seu dispositivo para ajudar o seu médico no seu tratamento da insuficiência cardíaca.

O que é um dispositivo de assistência ventricular?

Um Dispositivo de Assistência Ventricular (VAD, pelas suas siglas em inglês), também conhecido como dispositivo de assistência circulatória mecânica, é uma bomba mecânica implantável que ajuda o coração a bombear sangue das câmaras inferiores (os ventrículos) ao restante do corpo. Um VAD é usado para pessoas com o coração debilitado ou insuficiência cardíaca. Ainda que o VAD possa ser colocado no ventrículo esquerdo, ou direito, ou em ambos, mais frequentemente é colocado no ventrículo esquerdo. Quando é colocado no ventrículo esquerdo é denominado dispositivo de assistência ventricular esquerda (VAD).

Geralmente, os VAD são implantados enquanto o paciente espera um transplante de coração ou até mesmo quando o coração está suficientemente forte para bombear sangue eficazmente por si só.

Alguns médicos também podem recomendar a implantação de um VAD como tratamento a longo prazo se tem insuficiência cardíaca e não é candidato para um transplante de coração.

Implantar um VAD requer cirurgia de coração aberto e apresenta riscos graves. Mas este dispositivo pode salvar a vida de quem sofre de insuficiência cardíaca grave.